Branca com listras horizontais vermelha e preta.
Desde sua primeira fundação em 1930, o São Paulo Futebol Clube mantém a mesma base de uniforme e escudo.
Golas, patrocínios, selos, proporção das listras e escudos são as mudanças que podemos visualizar.
“O Manto Tricolor” traz um estudo de tais mudanças e coloca lado a lado de forma simples, toda a evolução do uniforme número um são-paulino.























































































































































































































































































































Entre os anos de 1985 e 1990 quando era ADIDAS, você sabe qual material utilizado nas camisas, era algodão ou poliéster ? ou talvez um pouco dos dois ?
Era de algodão meu pai tinha uma em 1988.
Tá faltando a de 1934 aqui, só tá no face.
Abçs
Obrigado pelo lembrete. Camisa incluída!
Amigo, boa tarde, gostaria de sugerir uma camiseta para o site, de 2016. Ela tem o patch da libertadores na manga, patrocinadores Copa e FIAP, sem patrocínio na manga, somente o patch. A camisa foi utilizada no jogo The Strongest 1×1 São Paulo. Se quiser dar uma olhada, segue link abaixo. Parabéns pelo site, acompanho sempre! Saudações tricolores!
https://images.performgroup.com/di/library/Goal_Brasil/70/dd/kelvin-ernesto-cristaldo-the-strongest-sao-paulo-copa-libertadores-21042016_7mfdx5mptzqk1r2s3a72y7gv3.jpg?t=1001652700
Maravilhoso o seu trabalho! Tem algo sobre os agasalhos do primeiro período da Adidas de 1985-1990? Por um acaso teve uma agasalho todo banco?
belo trabalho. Interessante notar que quanto mais limpo, sempre mais bonito o uniforme. O atual está um desastre (ainda que o 21 seja melhor que o 20, um dos piores que já vi). As faixas mais altas geram conflito com a manga, e não dar a vota nas costas o deixa feio, igual a uma camisa normal. A forma de inserir patrocinio e numeração é decisivo: a numeração deveria sempre se sobrepor às listras horizontais, se destacando apenas por uma sutil borda branca. O patrocinio (vejam os exemplos muito bons de 1991 e 1993 – talvez já não mais possíveis) deve sempre entrar em fundo branco com letras vermelho ou preto (uniforme 1) ou fundo vermelho/preto com letras em branco (uniforme 2 – jamais fundo branco – e de preferência com bordas muito finas em relação às listras verticais). E sempre de forma simples e elegante, . A era “LG” não estava mal. O Atual é um terror. Outro trabalho interessante seria em relação aos costados, Ao meu ver, deveria ser : Uniforme 1 – Listras horizontais dando a volta com número sobreposto; Unforme 2 – listras verticais (o atual é horrível) com números e patrocinio brancos sobrepostos às listras, com mangas também com listras. Quanto mais limpo melhor, mais elegante!
O Perfil do São Paulo no twitter publicou duas imagens de um jogo com a camiseta de 2002 e com patrocínio da TAM no braço, mas com mangas compridas, e com detalhes vermelhos na manga e também com o punhos na cor vermelha.
Imagem 1: https://pbs.twimg.com/media/EWJWtZIXgAAS8Be?format=jpg&name=large
Imagem 2: https://pbs.twimg.com/media/EWJhOCXWsAEb6P0?format=jpg&name=large
Boa noite qual é o patch da camisa são paulo do ano de 2015 penalty na manga da camisa? Poderia me mandar ele por e-mail para eu restaurar uma camisa minha? leandrosantanar7@hotmail.com
Eu tenho uma de 1998 mais antiga que eu kkkk nascibem 2004 ,paguei 15 reais em um brechó hahahahaha
Olá!
Eu tenho duas camisetas do São Paulo da Topper (uma branca e uma listrada) e até hoje não sei se são originais. Comprei no shopping 25, mas elas são MUITO IDÊNTICAS. Existe algum especialista que poderia averiguar as fotos e me dizer? Pra época, acho difícil construírem uma réplica tão parecida. Elas têm tudo: silks, selos, etiquetas. E o tecido é ótimo também.
Manda as fotos pra mim, eu trabalhei na confecção da topper no período, posso lhe adiantar que houve um grande estoque das camisas que você citou que foram roubadas, foram 2 mil brancas e 900 vermelhas, muitas delas foram parar no “mercado paralelo”, um item inconfundível é que elas tinham, se não me falha a memória, um selo holografico no canto inferior esquerdo.
Fatou a 1ª de 2017 do Banco Intermedium com o nome inteiro assim.
Ela só foi utilizada em apresentações, está na categoria Especiais.
Belo trabalho de registro histórico. Deixo a sugestão de se incluir também as costas da camisa, já que, além de ser uma parte importante do uniforme, sofreu muitas alterações ao longo do tempo. Estética do número, faixas e listras (no caso do uniforme 2), patrocínios, etc.
Na minha opinião, os uniformes mais bonitos do SPFC são aqueles em que as faixas dão a volta completa nas costas, não se interrompendo por conta dos números, como por exemplo no de 1977. Para o uniforme 2 tenho a mesma opinião, as listras deveriam manter-se nas costas, como por exemplo em 1980, 81…
Infelizmente, nas últimas edições os números tem interrompido as faixas ou listras, chegando ao cúmulo de em 2018 e 2019 deixarem as costas completamente lisa (tanto no 1 quanto no 2), descaracterizando completamente a identidade do manto tricolor.
Boa tarde.
Acho que está faltando essa aqui: https://cloud10.todocoleccion.online/carteles-futbol/tc/2012/09/15/33264527.jpg
Tem uma 2022 perdida entre 2012 e 2013…
Obrigado pelo aviso. Já a posicionamos no lugar correto.
Parabéns pelo trabalho.
Tenho a rara camisa de 1984 SORTE JA CARNE TRICOLOR
Segundo informações, utilizada em um único jogo, tratando-se de um propaganda afim de divulgar o referido carnê.
A camisa com o logo do descobrimento chegou a ser usada em algum jogo?
Sim, Andre. Foi utilizada em jogos, como em uma vitória sobre a Portuguesa Santista.
Na minha opinião, desde 2018, as duas listras com o escudo estão muito para cima. Historicamente as duas listras com o escudo ficaram sempre no centro da camisa, com o escudo entre o tórax e o abdômen, situando-se perfeitamente na região central do uniforme. As duas listras davam a volta até atrás fazendo o contorno abaixo das axilas, do jeito que está, a listra vermelha “morre” nas axilas. Desta forma, o uniforme atual fica parecendo desproporcional e diminuto, como se fosse uma camiseta apertada, que não serve, com um número menor de tamanho do que o ideal que a pessoa for vestir.
Em primeiro lugar, parabéns e muito obrigado pelo excelente trabalho, acredito que é de grande valor para todos nós torcedores do São Paulo. Uma observação: acho que vale revisar a camisa do Mundial de 2005, pois me parece que as faixas estavam mais altas do que na representação usada aqui.
show de bola!
viajei na história com o tricolor.
espetacular!!!
Só passando pra avisar que tem duas camisas de 2025 entre 2012 e 2013.
Abraços e continue este belo trabalho.
Rafael, obrigado pelo aviso. Muito importante. Já corrigido!
Algum de vocês sabe o que significa a palavra SONHOS que estava no uniforme do São Paulo no jogo contra o Nacional de Medelín na Libertadores/25? É patrocínio ou superstição?
A palavra “Sonhos” apareceu na camisa do São Paulo devido a um acordo de patrocínio pontual com o Cartão de Todos Sonhos, um benefício oferecido pelo Cartão de Todos